Pnaic

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#Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

quinta-feira, 23 de julho de 2015

PACTO 2015 - RENOVANDO O COMPROMISSO COM A ALFABETIZAÇÃO

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa  - PNAIC está na terceira fase. Neste ano de 2015 temos uma grande responsabilidade, agora mais do que um pacto formal, é lei.  De acordo com a Meta 5 do Plano  Nacional de Educação e Plano Municipal de Educação:  “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental, até 2020” temos a tarefa de articular todos os responsáveis pela educação no nosso município. Assim, gestores municipais e escolares, coordenadores pedagógicos, professores, pais de alunos, conselheiros do CME - todos nós temos de empenhar para que a formação continuada seja mais eficaz.
Já passamos por experiências em 2013 e 2014 e aprendemos muito com os nossos erros e acertos.
O MEC  tem enviado muitos materiais que devem ser utilizados na  prática dos professores: Jogos de alfabetização e de matemática, livros para a biblioteca escolar, livros de literatura para o Cantinho de Leitura, Obras Complementares para diversificar o planejamento das aulas,  Obras de Estudo para os professores em que constam muitas experiências relevantes para uso em sala de aula e fora dela, nos diversos ambientes alfabetizadores da escola.
O compromisso é de todos.  O trabalho deve ser em conjunto. Uma boa equipe obtém bons resultados.  A nossa meta  é ambiciosa e vamos fazer o melhor que pudermos. Acredito que o nosso melhor seja de excelência e não de “mais ou menos”.  
O Pacto não nos aborda com apenas teoria, todos os encontros nos trazem práticas de atuação diária. São encontros ricos de trocas de experiências além de novas aprendizagens.
Este espaço, blog criado para os professores alfabetizadores, tem o objetivo de nos aproximar ainda mais.  Aqui vamos encontrar uma porta aberta para outros recursos. Peço especial atenção aos materiais disponíveis. Os Objetos Educacionais abertos podem ser copiados e reutilizados, porém observada a licença. Notem que aqui não teremos livros digitalizados, que não possuírem licença para copias. Vamos respeitar os direitos autorais.
Os materiais de qualidade, elaborados pelos professores, podem também ser compartilhados aqui, caso seja de interesse a divulgação.
Sejam bem-vindos e façam uma boa partilha.


Aparecida Dias de Oliveira Torres





segunda-feira, 6 de julho de 2015

GUIAS LITERATURA NA HORA CERTA

                 Guia Literatura na Hora Certa                 

Volume 1  Guia1: Literatura na Hora Certa- 1º ano
Volume 2 Guia 2 : Literatura na Hora Certa - 2º Ano
Volume 3 Guia 3 : Literatura na hora Certa - 3º Ano


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quarta-feira, 1 de julho de 2015

Programa Nacional do Livro Didático - PNLD Pnaic

"O PNLD Pnaic é desenvolvido por meio de ação em parceria entre o FNDE e a Secretaria de Educação Básica por meio de Edital público de convocação de detentores de direitos autorais no país com vistas à inscrição de obras literárias que possam efetivamente contribuir com os processos de alfabetização e letramento no âmbito do PNAIC. O Guia – Literatura na Hora Certa, do PNLD Pnaic, composto por três (03) volumes, acompanha os acervos de obras literárias selecionadas por meio de processo de Avaliação Pedagógica desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica com a colaboração da Universidade Federal de Minas Gerais."

terça-feira, 23 de junho de 2015

CADERNOS FORMAÇÃO PNAIC

CADERNOS DE FORMAÇÃO PNAIC 2013/2014

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Cadernos de Alfabetização Matemática


Apresentação 
1. Organização do trabalho pedagógico 
2. Quantificação, registros e agrupamentos 
3. Construção do sistema de numeração decimal 
4. Operações na resolução de problemas 
5. Geometria 

6. Grandezas e medidas 

7. Educação estatística 

8. Saberes matemáticos e outros campos do saber 

Educação matemática no campo 

Educação matemática inclusiva 

Jogos na alfabetização matemática 

Encarte dos jogos na alfabetização matemática




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           LINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO                                  

ANO 1

Unidade 1 - CURRÍCULO NA ALFABETIZAÇÃO:CONCEPÇÕES  E  PRINCÍPIOS   http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf

Unidade 2 - PLANEJAMENTO ESCOLAR: ALFABETIZAÇÃO E ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf

Unidade 3 - A APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf

Unidade 4 - LUDICIDADE NA SALA DE AULA
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_4_MIOLO.pdf

Unidade 5 - OS DIFERENTES TEXTOS EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_5_MIOLO.pdf

Unidade 6 - PLANEJANDO A ALFABETIZAÇÃO; INTEGRANDO DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO PROJETOS DIDÁTICOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_6_MIOLO.pdf

Unidade 7 - ALFABETIZAÇÃO PARA TODOS: DIFERENTES PERCURSOS, DIREITOS IGUAIS
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_7_MIOLO.pdf

Unidade 8 - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_8_MIOLO.pdf



ANO 2


Unidade 1 CURRÍCULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: CONSOLIDAÇÃO E MONITORAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_1_MIOLO.pdf

Unidade 2 A ORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO E DA ROTINA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade2_MIOLO.pdf

Unidade 3 A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_3_MIOLO.pdf

Unidade 4 VAMOS BRINCAR DE CONSTRUIR AS NOSSAS E OUTRAS HISTÓRIAS
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_4_MIOLO.pdf

Unidade 5 O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_5_MIOLO.pdf

Unidade 6 PLANEJANDO A ALFABETIZAÇÃO E DIALOGANDO COM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_6_MIOLO.pdf

Unidade 7 A HETEROGENEIDADE EM SALA DE AULA E OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_7_MIOLO.pdf

Unidade 8 REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DO PROFESSOR NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: PROGRESSÃO E CONTINUIDADE DAS APRENDIZAGENS PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS POR TODAS AS CRIANÇAS
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_8_MIOLO.pdf


ANO 3 


Unidade 1 - CURRÍCULO INCLUSIVO: O DIREITO DE SER ALFABETIZADO
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_1_MIOLO.pdf

Unidade 2 - PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA ROTINA NA ALFABETIZAÇÃO
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_2_MIOLO.pdf

Unidade 3- O ÚLTIMO ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: CONSOLIDANDO OS CONHECIMENTOS
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_3_MIOLO.pdf

Unidade 4 - VAMOS BRINCAR DE REINVENTAR HISTÓRIAS
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf

Unidade 5 - O TRABALHO COM OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA: DIVERSIDADE E PROGRESSÃO ESCOLAR ANDANDO JUNTAS
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_5_MIOLO.pdf

Unidade 6 - ALFABETIZAÇÃO EM FOCO: PROJETOS DIDÁTICOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM DIÁLOGO COM OS DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_6_MIOLO.pdf

Unidade 7 - A HETEROGENEIDADE EM SALA DE AULA E A DIVERSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_7_MIOLO.pdf

Unidade 8 - PROGRESSÃO ESCOLAR E AVALIAÇÃO: O REGISTRO E A GARANTIA DE CONTINUIDADE DAS APRENDIZAGENS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_8_MIOLO.pdf


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sexta-feira, 5 de junho de 2015

AVISO PNAIC 2015 - INSCRIÇÕES ABERTAS




PORTARIA Nº 1.458, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012

Coordenador de estudo – Critérios:
Art. 9º O coordenador das ações do Pacto no Distrito Federal, nos estados ou nos municípios será indicado pela respectiva secretaria de educação e deverá ser selecionado, preferencialmente, dentre aqueles que atendam às seguintes características cumulativas:
 I - ser servidor efetivo da secretaria de educação;
 II - ter experiência na coordenação de projetos ou programas federais;
 III - possuir amplo conhecimento da rede de escolas, dos gestores escolares e dos docentes envolvidos no ciclo de alfabetização;
IV - ter capacidade de se comunicar com os atores locais envolvidos no ciclo de alfabetização e de mobilizá-los; e
V - ter familiaridade com os meios de comunicação virtuais.
 § 1o É vedada a designação de qualquer dirigente da educação do estado, do Distrito Federal ou do município para atuar como coordenador das ações do Pacto.


Orientador de Estudos – Critérios;

Art. 10.  Os orientadores de estudo deverão ser escolhidos em processo de seleção pública e transparente, livre de interferências indevidas, respeitando-se estritamente os pré-requisitos estabelecidos para a função, atendendo aos seguintes requisitos cumulativos:
 I - ser professor efetivo da rede pública de ensino que promove a seleção;
II - ter sido tutor do Programa Pró-Letramento nos anos anteriores;
III - ter disponibilidade para dedicar-se ao curso e à multiplicação junto aos professores alfabetizadores.
Na seleção dos orientadores de estudo, caso a rede de ensino não disponha de professores que tenham sido tutores do Pró-Letramento ou participado do Pacto nos anos anteriores ou ainda por outras razões que deverão ser devidamente justificadas no momento do cadastramento, a Secretaria de Educação deverá considerar o currículo, a experiência e a habilidade didática do candidato, sendo que o selecionado deve preencher os seguintes requisitos cumulativos:
I - ser profissional do magistério efetivo da rede;
II - ser formado em Pedagogia ou ter Licenciatura;
III - atuar há, no mínimo, três anos nas séries iniciais do ensino fundamental, como professor ou coordenador pedagógico ou possuir experiência comprovada na formação de professores alfabetizadores.
 O profissional que atua na rede de ensino como coordenador pedagógico poderá participar da Formação na condição de orientador de estudos, cumpridos os critérios estabelecidos.