Pnaic

Pnaic
#Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

quinta-feira, 23 de julho de 2015

PACTO 2015 - RENOVANDO O COMPROMISSO COM A ALFABETIZAÇÃO

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa  - PNAIC está na terceira fase. Neste ano de 2015 temos uma grande responsabilidade, agora mais do que um pacto formal, é lei.  De acordo com a Meta 5 do Plano  Nacional de Educação e Plano Municipal de Educação:  “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental, até 2020” temos a tarefa de articular todos os responsáveis pela educação no nosso município. Assim, gestores municipais e escolares, coordenadores pedagógicos, professores, pais de alunos, conselheiros do CME - todos nós temos de empenhar para que a formação continuada seja mais eficaz.
Já passamos por experiências em 2013 e 2014 e aprendemos muito com os nossos erros e acertos.
O MEC  tem enviado muitos materiais que devem ser utilizados na  prática dos professores: Jogos de alfabetização e de matemática, livros para a biblioteca escolar, livros de literatura para o Cantinho de Leitura, Obras Complementares para diversificar o planejamento das aulas,  Obras de Estudo para os professores em que constam muitas experiências relevantes para uso em sala de aula e fora dela, nos diversos ambientes alfabetizadores da escola.
O compromisso é de todos.  O trabalho deve ser em conjunto. Uma boa equipe obtém bons resultados.  A nossa meta  é ambiciosa e vamos fazer o melhor que pudermos. Acredito que o nosso melhor seja de excelência e não de “mais ou menos”.  
O Pacto não nos aborda com apenas teoria, todos os encontros nos trazem práticas de atuação diária. São encontros ricos de trocas de experiências além de novas aprendizagens.
Este espaço, blog criado para os professores alfabetizadores, tem o objetivo de nos aproximar ainda mais.  Aqui vamos encontrar uma porta aberta para outros recursos. Peço especial atenção aos materiais disponíveis. Os Objetos Educacionais abertos podem ser copiados e reutilizados, porém observada a licença. Notem que aqui não teremos livros digitalizados, que não possuírem licença para copias. Vamos respeitar os direitos autorais.
Os materiais de qualidade, elaborados pelos professores, podem também ser compartilhados aqui, caso seja de interesse a divulgação.
Sejam bem-vindos e façam uma boa partilha.


Aparecida Dias de Oliveira Torres





segunda-feira, 6 de julho de 2015

GUIAS LITERATURA NA HORA CERTA

                 Guia Literatura na Hora Certa                 

Volume 1  Guia1: Literatura na Hora Certa- 1º ano
Volume 2 Guia 2 : Literatura na Hora Certa - 2º Ano
Volume 3 Guia 3 : Literatura na hora Certa - 3º Ano


______________________________________________________

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Programa Nacional do Livro Didático - PNLD Pnaic

"O PNLD Pnaic é desenvolvido por meio de ação em parceria entre o FNDE e a Secretaria de Educação Básica por meio de Edital público de convocação de detentores de direitos autorais no país com vistas à inscrição de obras literárias que possam efetivamente contribuir com os processos de alfabetização e letramento no âmbito do PNAIC. O Guia – Literatura na Hora Certa, do PNLD Pnaic, composto por três (03) volumes, acompanha os acervos de obras literárias selecionadas por meio de processo de Avaliação Pedagógica desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica com a colaboração da Universidade Federal de Minas Gerais."